O que é este Blog?

Para vocês que querem comprar um carro usado ou novo e ver quais são as melhores compras. Seguem as minhas sugestões.

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

ECOSPORT 1.6 XLS MANUAL

Seguindo o conselho do nosso amigo Ladeira, vou tentar criticar somente carros que eu dirigi e claro usar o corretor do word.

O carro em questão que eu dirigi foi a "gracinha" dos carros metidos a offroads, o então salvador das vendas da Ford no Brasil, o baiano Ecosport . A primeira impressão, do modelo 1.6 xls manual, foi de estar entrando no Fiesta com o teto rebaixado, pois, devido ao estilo "offroad" os bancos ficaram em uma posição mais elevada. O interior é todo do fiesta, com as saídas de ar mais vagabundas do mercado e um supermercado de plásticos e arremates de péssimas qualidades (tendência mundial).
Para não virar mais um membro do BBB gay (critico de interiores) resolvi dar uma volta no carro, para sentir o motor. Apesar de todos me alertarem que motor era fraco, este me surpreendeu. A aceleração é constante, não tem aquele "suspiro" antes de acelerar que nem os carros 16 v, e como diz meu amigo Maurice, "para a proposta" até que o carro anda bem, peguei uma ladeira ingrime e entrei em uma pista de terra que ele enfrentou sem problemas, que até poderia acelerar mais um pouquinho. O consumo é muito bom, segundo o Brunno faz uns 7,5 km/lt com álcool e 12,5 km/lt com gasolina na cidade( ele mora em Joinville). A suspensão me pareceu boa em terra mas...a estabilidade em curva é ridícula, lembra o palio de 96, que parece que a porta vai encostar no chão ao fazer a curva, inclusive existe um aviso, no tapa sol, dizendo para não dar uma de maluco nas curvas.

Meu conselho em relação a esse carro é a seguinte: se você quer e tem dinheiro para presentear a sua esposa,namorada ou amante que tem um sitio com uma estradinha de terra (de leve e sem chuva), pode seguir em frente que as mulheres amam esse carro, mas seu amor vai custar caro, aproximadamente uns 52000,00 para esse jipinho baiano, que para variar sem ABS e sem Air Bag.


quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

RENAULT - LOGAN


Eu estava em 2007 para adquirir um novo carro, quando vejo na televisão o recém chegado Logan da Renault, fui correndo para concessionária para ver essa novidade tamanho familia. Já conhecia a sua fama na Europa, que é considerado o sedã popular do leste europeu, com preços abaixo de 7 mil euros ( 20 mil reais). Na época eu estava olhando o Meriva Joy ( 44 mil reais) e o Focus sedã antigo zero( 45 mil reais). Quando cheguei na Renault, para variar a versão de entrada(27900,00 ) só existia nos anuncios de outdoor e jornais para levarem os manés para as concessionárias. O vendendor mostrou seu modelo mais "compreto" que tinha air bag duplo, Ar , Dir, e um controle de dificil acesso dos vidros ( ele demorou 3 min para achar o comando de trás dos vidros), e falou que esse "carrão" estava pelo preço de 46 mil reais, "..o quê? como é que é? e os pobres do leste europeu? " indignado perguntei como um carro popular na europa pode custar o mesmo que um Meriva, então o vendendor sábidão respondeu " .. são carros de categoria completamente diferentes, o nosso carro é o maior da categoria(prisma, siena, GM classic) em espaço interno, etc. " . Como pode um carro que custa o mesmo que o Meriva e o Focus sedão antigo querer ser de uma categoria diferente, pois, se a idéia é familia e espaço, eu fico com o Meriva e não o Popular do leste Europeu. Eu gostaria até de achar um elogio para este carro, mas não tenho!! se você tem coragem de comprar uma mer.. dessas, vai em frente, porque comprar um Renault, Leste europeu, com o interior ridiculo de feio, e mais o carro mais quadrado do mercado, é porque gosto realmente não se discute.

Volkswagen CrossFox


Falar de um Volks inspira cuidados, devido aos seguidores fanáticos pelo escudo redondo (VW), que tem como seguidor mais nobre o meu amigo Arthur. Só podemos falar mal do banco, do motor que faz um baita barulho, que não tem itens de conforto, mas falar mal da manutenção, motor, suspensão é comprar uma briga com o Seu Arthur e todos os seguidores da volks. A manutenção segundo os especialistas brasileiros heróis de Butequim, é a melhor fama do que gostam de falar da volks, que é um carro robusto, que não quebra( tirando o painel, que trinca em todos os carros da volks).
Mas falando do Cross Fox, a volks incrivelmente remodelou ( recomendo isso a Kia) o interior, que de passagem era a pior parte do CrossFox antigo. No novo Cross Fox a volks acordou para o Brasil, devido aos concorrentes, a Volks deu o troco, melhoram e muito todas as coisinhas que me irritavam na volks, acabamento interno, itens de série (antigamente nem a chave do tanque de combustivel vinha) mas.... o preço para esse tipo de carro popular com cara de garotão esportivo é fora da realidade, 49000 reais em um carro efeitado de offroad é proibitivo. Com esse valor você adquiri carros de gente grande com muitos mais itens de série tais como: Focus novo, Cerato, Fit, 307. Eu sei que não é o mesmo seguimento mas ao chegar no valor de carros como esses eu recomendaria a vocês a fazerem uma pesquisa de preços e comparativos e itens de série para ver qual que vale a pena, se é a tal da manutenção ou o conforto de um carro.

KIA - CERATO 3

Quando vi o anuncio nas revistas e na televisão, corri para a concessionária da Kia para ver como um carro tão bonito como esse podia custar somente 49000,00 reais, ele é lindo mas... quando cheguei na Kia para minha primeira surpresa( e não foi a única) essa versão de 49000,0 0 reais só existia na TV e na revista quatro rodas. A versão que tinha na concessionária era a de 57000,00 reais, e sem ABS. Fui informado pelo vendedor que a tal versão de 49000,00 era sem frete podendo chegar a 52 mil.

O carro por fora é excelente, inspirado no civic, só que para minha comodidade é mais alto e tem um porta malas superior mas...O interior precisa urgentemente de uma reavaliada por parte da kia, eu disse reavaliada, pois melhorada é para o Corolla. O interior é muito ruim. Plásticos e mais plásticos, o apoio de mão da porta parece a "globeleza" pois a tinta cinza com purpurina é de profundo mal gosto. O tecido do carro é de uma probreza impar(eu diria número primo), nem a Volks acustumada a colocar nos carros o mesmo tecido de tabua de passar roupa chega perto do banco da Kia. O volante é quase lá, a regulagem de altura ( vai do baixo para mais baixo), eu gordinho passei um aperto para entrar, até que o volante foi para o "baixo", e pasmo não tem regulagem de profundidade( será que isso é caro!!!). O carro no geral é bom, não andei e não tenho avaliações sobre motor, mas como o kia do meu primo eu acho (pode ser bico) que esse carro não vai passar de 20000 reais na revenda em quatro anos.

TOYOTA - NOVO COROLLA


Como é a concessionária mais longe da minha casa, foi uma das últimas que visitei, porque um amigo meu comprou um Corolla ($EG) e fiquei curioso para saber como era esse carro, que parece ser mais um mito que um carro. Como diz Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra, e quando todo mundo afirma que o Corolla é perfeito, então desconfie. A Toyota tem a fama de ser a que menos fornece dor de cabeça para os proprietários, como exemplo se você for no site "http://www.reclameaqui.com.br" as pessoas só reclamam de barulhinhos e besteiras que não faz o carro parar. Ele é um carro balanceado, robusto ( o gol dos "coroas") mas...para minha surpresa quando fui na concessionária achei o carro de entrada uma decepção, primeiro o interior é de um soldado raso Espartano, tudo é de plástico duro sem revestimento, a maçaneta de plástico(parece que vai quebrar quando abre), e estamos falando de um carro de 62000,00 reais e pasmo sem ABS!!!! A versão com ABS fica em torno de 67000,00 reais e ainda continua com os mesmo plásticos. A melhor versão é a "SEG ", dentro do interior sai o plástico e entra a imitação de madeira ( não é madreperola) muito mais elegante, mas o preço é assustador : 87000,00 reais, sem GPS, sem USB, e ainda com o sorriso de mona-lisa do vendedor falando que com mais 6000,00 vc adquire o Multi midia que tem todas as coisas que um Nerd (ou Geek) precisa. Para quem tem quase noventa mil para pagar no carro, desconsiderar os concorrentes e querer um carro que tem umas das menores desvalorizações do mercado, segue essa sugestão.

PEUGEOT 307


Peugeot 307, todas as pessoas que conheço é unanime, carro é muito bom mas é um Francês!!! Realmente já tive experiências com um carrro francês antes e teria que fazer um novo blog para rgistar os defeitos que deu, mas como eu tinha comprado de um picareta de Vicente de Carvalho - Rio de janeiro - RJ ( JP veículos) então não serve como um exemplo. O 307 realmente é um carrão, meu atual carro, tenho um 2005/2005 comprado usado na concessionária da Peugeot ( centro), e eu recomendo mas...é um carro que parce que sempre vai quebrar alguma coisa, inspirando cuidados, tais como: não pegar um piso com muitas irregularidades, trocando de machas sem esticar tanto, andar como um "coroa" e não um jovem descontrolado. A versão 1.6 16 v é o suficiente, muito, mas muito economico( 11 km/lt na cidade, e 13km/lt na estrada, com gasolina é claro), realiza ultrapassagens na estrada com muita facilidade, chega aos 170 km ( que foi o máximo que eu consegui).


O interior do carro é sensacional, com maçanetas com aço cromado, arremates perfeitos e linhas elegantes. A versão basica ( 49900, isso mesmo) já vem com Abs, Ebd, air bag duplo, AC, Dir Hiraulica, computador de bordo e o confortavel volante com regulagem de profundidade e altura, com mais 3000 reais você ainda tem o radio rodas 17"( ligaleve) e teto solar. A relação custo benefício é excelente, porém vale lembrar que os carros franceses em geral são muitos desvalorizados, mas se você quer um carro para o conforto e não ser o "herói de Botequim" , falando que vendeu mais caro do que comprou, eu sugiro este carro.

HONDA CITY


Novo Honda City, um carro com linhas bastantes avaçadas, o interior mais elevado do que o Civic, mais espaço no porta malas, mas... A Honda baseada na confiança dos brasileiros em sua marca errou no preço. Só para ter uma idéia a versão de entrada (sem ABS, air bag duplo, ar, dir hid) custa 57000,00 e para se colocar pelo menos o ABS, que o vendendor ainda me alertou " nem precisa de ABS ele é muito leve..", você vai ter que desembolsar pelo menos 63000, já ultrapassando o valor do civic que já vem completo, inclusive com radio com usb. Preços a parte é um carro com visual moderno, o interior bem arrematado, porém com luxo de carro na faixa de 40000, quem sabe a Honda abaixa o preço do City daqui alguns anos, então vai valer a pena ter um.